domingo, 23 de maio de 2010

Problemas na Publicação!

Queridas(os) amigas(os), tive alguns problemas nas publicações de hoje, não consegui formatar adequadamente os textos. Peço desculpa, e se houver alguma dúvida, por favor postem seu email que enviarei na íntegra os resumos e resenhas.
Desde já grata, Emanuele Gravina.

LIBERALISMO X NEOLIBERALISMO


LIBERALISMO X NEOLIBERALISMO
De acordo com o dicionário, Neoliberalismo é uma palavra pronunciada apenas pelas pessoas que discordam de um Ideal Liberal.
Entretanto, a história conta que o termo “NEO” é usado sem propriedade correta quando tenta distinguir Liberalismo X Neoliberalismo, como novo ideal.
           
LIBERALISMO CLÁSSICO

É um ideal político que defende a maximização da liberdade individual, mediante do exercício do direito e da lei. Ele defende tão somente uma sociedade que se caracteriza pela livre iniciativa integrada num contexto totalmente  definido. Esse contexto inclui livre concorrência econômica, liberdade de expressão, cumprimento das leis e logicamente um governo democrático.


LIBERALISMO ECONÔMICO

            O Liberalismo econômico leva ao estigma da total autonomia da economia, que não pode sofrer nenhuma autonomia do Estado.                                                                                                                                    Em 1929, essa autonomia foi quebrada com a crise ficando então provado que a crise poderia ser: autonomia em virtude de mega fusões e monopólios, formando holdings, cartéis e etc.                                                                                                                                                                                              O Neoliberalismo Econômico foi implantado a partir daí, auxiliando o fim da crise, sendo chamado de NEAL DEAL.


LIBERALISMO SOCIAL

           O Liberalismo Social, ou novo liberalismo, desenvolvido no início do século XX, que vê a liberdade individual como o principal objetivo.
Em decorrência disso, os liberais sociais são os mais fiéis defensores do direito civil e humano.
O vocábulo social é usado nesta versão de liberalismo com duplo sentido:
1.      Como forma de frisar os ideais progressistas a defesa da liberdade individual e em oposição aos ideais defendidos pelos partidos conservadores.
2.      Como maneira de diferenciar grupos que defendem o libertarianismo, neoliberalismo liberalismo clássico. Concluindo, liberalismo social é uma filosofia.   


NEOLIBERALISMO


                     Foi utilizado em épocas distintas com dois significados semelhantes: na primeira metade do século XIX significou a doutrina proposta por economistas de alguns países, como Estados Unidos, Alemanha, e França voltada para adaptação dos princípios do liberalismo clássico as exigências de um Estado regulador e assistencialista.                                                                                                                                                                                   Mas, a partir da década de 70, teve um novo significado passando a defender a absoluta liberdade de mercado.                                                                                                                                                                          Com o livro “Teoria Geral do Emprego” Juros e Moedas, escrito por John M. Keynes, economistas renomados se “renderam” ao descrito por Keynes, passando a ser chamado tal momento de Revolução Keynesiana.                                                                                                                                                      Nesse livro, Keynes defende que o ciclo econômico não é auto regulador, e sua teoria se baseia no princípio de que os consumidores alocam as proporções de seus gastos e bens e poupança, em função de sua renda, maior a porcentagem da renda poupada.                                                                                                                                                                         Segundo Keynes, a mais importante agenda do Estado é fazer coisas que as pessoas já fazem normalmente, ou um pouco pior, ou um pouco melhor.                                     Keynes, nunca defendeu a estatização da economia, o que ele defendia na década de 30 é que hoje STIGLITZ e os novos desenvolvimentistas defendem é uma participação ativa do Estado na economia do país.



BIBLIOGRAFIA

·       Wikkipedia
·       A Era dos Impérios – Eric Robsbown

Resumo: A CRISE DOS ANOS 1920 E A REVOLUÇÃO DE 1930

                        A CRISE DOS ANOS 1920 E A REVOLUÇÃO DE 1930
                                               (Marieta Moraes Ferreira)                                                                                                                                                                                                                                   A  década de 1920 já foi um período de grandes transformações para o sociedade brasileira. Economicamente, o Brasil viveu um período de altos e baixos, pois ao mesmo tempo em que viu o declínio dos preços do café, houve um significativo crescimento no setor cafeeiro e das atividades a ele vinculadas. Adiversificação da agricultura, maior desenvolvimento das atividades industriais, a expansão de empresas já existentes e o surgimento de novos estabelecimentos ligados a indústria, foram importantes no processo econômico brasileiro. Junto a isso, também havia ampliação nos setores urbanos com o crescimento das         camadas médias e da classe trabalhadora.       

OS FUNDAMENTOS DO SISTEMA POLÍTICO NA PRIMEIRA REPÚBLICA                                                                                                                                                                                               Três problemas foram fundamentais nesse período: geração de atores políticos, relação entre os poderes executivos e legislativos e o da interação entre poder central e poder regional.                                                                                                                                                          A política dos governadores teve como objetivos confinar as disputas políticas em cada estado, impedindo conflitos oligárquicos que ultrapassassem as fronteiras regionais e provocando instabilidade política no plano nacional.                                                                                                                                                                                                                                                     A política do café com leite, ou aliança entre Minas Gerais e São Paulo mesclava em maior ou menor grau a instabilidade e imprevisibilidade.                                                                                                                    O fato político apontado como desencadeador do coronelismo foi o federalismo implantado no país pela constituição de 1891, que concedeu ampla margem de autonomia aos estados e criou um novo ator político, o governador. Já o fato econômico pela manifestação do fenômeno, foi a crise dos fazendeiros, que acarretou o enfraquecimento do poder político dos coronéis.                                                                                                                                                                                                                        Numa espécie de barganha, onde a moeda era o voto, o poder público alimentava o poder local com uma autonomia extralegal em troca do voto.                                                                                                                                                                                                                                   Como resultado desse modelo, os conflitos políticos foram minimizados e as sucessões presidenciais marcadas por disputas controladas.                                                                                                                                                                                                                                            No início da década de 1920, esse sistema apresentou sinais de esgotamento com a eclosão de vários conflitos no interior das oligarquias.                                                                                                                                                   A CISÃO INTRA OLIGARQUICA E A REAÇÃO REPUBLICANA                                                                                                                                                                                                          Embora tenham diferentes interpretações sobre a reação republicana, o fato é que percebesse uma dissidência oligárquica interestadual e uma tentativa de construção de um eixo alternativo de poder que ampliasse a participação das oligarquias de segunda grandeza no jogo do federalismo brasileiro, além disso, a reação republicana tinha interesse em mobilizar as massas urbanas, embora as propostas estivessem ligadas aos interesses oligárquicos.                                                                                                                             Voto secreto e educação eram também propostas desse grupo.                                                                 Embora Nilo Peçanha tenha se misturado as camadas urbanas do Distrito Federal, proclamando seu discurso progressista, em seu estado natal, seu papel era de oligarca.                                                                                                                                                                                                                                     As diferentes práticas adotadas visando ampliar as possibilidades de vitória da chapa da reação republicana, o desenrolar da campanha sucessória e a aproximação do pleito, evidenciavam os limites dessas estratégias.                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Os conflitos entre os militares e o governo federal já haviam marcado vários momentos da política republicana. A posse de Epitácio Pessoa e a posterior escolha de civis para ocupar as pastas militares durante seu governo só fizeram acirrar as dificuldades.                                                                                                                                                                                                                                   O arquivo de Nilo Peçanha traz informações significativas sobre suas ligações com os militares ao longo de todo o semestre de 1921.                                                                                                                                                                                                                                                                O ponto culminante desse processo de aproximação se deu com o episódio das chamadas “cartas falsas”, supostamente enviadas por Bernardes a Raul Soares, contendo referencias desrespeitosas aos militares.                                                                                                                                                    Os resultados eleitorais deram a vitória a Bernardes. Mais uma vez o esquema eleitoral vigente funcionou para garantir a posição do candidato oficial. Diferentemente dos anteriores, não houve aceitação dos resultados eleitorais pela oposição. A reação republicana não reconheceu a derrota, desencadeando uma campanha de mobilização popular aprofundando o processo de acirramento doa ânimos militares.                                                                                                                                                                                                                                             As lideranças políticas entre Minas e São Paulo não se deixaram intimidar diante das declarações alarmistas dos militares sobre a ameaça de revolta das tropas, e nem a idéia do Tribunal de Honra e nem a proposta conciliadora de Epitácio foram consideradas.                                                                                                                                       O MOVIMENTO TENENTISTA                                                                    O movimento militar conhecido como os Dezoito do Forte de Copacabana é considerado “a estréia dos tenentes no cenário nacional”.                                                                                                                       A tentativa de revolta, no entanto, fracassou.                                                                                                                                                                                                                                                                O tenentismo recebeu essa denominação por ter como principais figuras oficiais de nível do exército, os tenentes e os capitães.                                                                                                                                                                                                                                                          O grande mal a ser combatido eram as oligarquias.                                                                                  Para homenagear o movimento de 1922, anos depois eclodiu o chamado “ 5 de julho” em São Paulo, que tinha como objetivo, derrubar Artur Bernardes. A ação do grupo foi iniciada com a tomada de alguns quartéis.                                                                                                                                                                                                                                                                    Momento culminante das revoltas dos tenentistas e episódio mais importante da saga dos tenentes, a coluna, organizada sem que nenhum plano tivesse sido traçado.                                                                                                                                                                                                 Com o fim da coluna Miguel Costa, Luís Carlos Prestes, estava eliminando o último foco da contestação do regime.                                                                                                                                                                                                                                                                               Várias correntes tentam explicar o tenentismo em suas diferenças, contudo, elas concordam que o tenentismo teve um importante papel representado pelo movimento no processo de erosão do sistema político vigente.                                                                                                                                                                                                                                                         Passados os momentos mais graves da crise, o pacto oligárquico parecia completo, reinaugurando um novo momento de estabilidade, porém no fim da década uma nova cisão intra-oligárquica se manifesta, fazendo eclodir a revolução de 30.                                                                                                                                                         A ALIANÇA LIBERAL E A REVOLUÇÃO DE 1930                                                                                                                                                                                  Em 1929, com o início do processo de sucessão de Washington Luis, Minas aguardava sua vez na presidência, quando o atual presidente resolveu indicar o paulista Júlio Prestes, em meados do mesmo ano, Minas resolve então apoiar a candidatura do sul rio grandense Getúlio Vargas, formando a Aliança Liberal.                                                                                                                                                                                                                                                      Sob o lema “representação e justiça”, sua plataforma estava voltada fundamentalmente para a regeneração política, o que implicava na luta pela reforma eleitoral, voto secreto, moralização dos costumes políticos e das liberdades individuais. O  programa propunha também a anistia dos revoltosos doa anos 20 e medidas de proteção ao trabalho.                                                                                                                                   A  acirrada disputa eleitoral foi agravada pelo crack da bolsa de Nova Iorque, que deixou mais de um milhão de pessoas desempregadas aqui no Brasil.                                                                                                                                                                                                                      As eleições realizadas no início de 1930 deram a vitória a Júlio Prestes. Insatisfeitos, os liberais aliaram-se aos tenentistas.                                                                                                                                                                                                                                               Ainda, a oposição a Prestes que se manifestava comunista, encontrou forte resistência junto às lideranças tenentistas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                O assassinato do vice candidato da aliança liberal, João Pessoa, embora em caráter passional, o transformou em mártir do movimento que se articulava.                                                                                                                                                                                                         A conspiração acabou estourando em outubro de 1930, em Minas e no Rio Grande do Sul, se alastrando rapidamente pelo nordeste. No mesmo mês, uma junta de generais depuseram Washington Luis no Rio de Janeiro, constituindo uma “junta provisória de governo”, porém as forças revolucionárias vindas do sul e as manifestações populares obrigaram-na       a entregar o governo do país a Getúlio Vargas em novembro de 1930.                                                                                                                                                     Mais uma vez, vários autores discordam sobre a revolução de 30, contudo, de acordo com esses autores, a revolução seria resultado de uma brecha na classe dominante que,  ao cindir-se, permitiu a composição de uma de suas frações (a burguesia industrial) com setores médios urbanos e sua ascensão ao aparelho do estado.                                                                                                                                                           Porém, Boris Fausto crê que a revolução de 1930 deve ser entendida como resultado de conflitos intra oligárquicos fortalecidos por movimentos militares dissidentes,  que  tinham como objetivo, golpear a hegemonia da burguesia cafeeira. A resposta para essa situação foi o estado de compromisso, que nada mais é que um estado que se abre a todas as pressões sem se subordinar a nenhuma delas. Suas principais características são: maior centralização de poder, com subordinação das oligarquias, ampliação de intervencionismo.                                                                                                                                         Do ponto de vista ideológico o que se verifica é um progressivo abandono das fórmulas liberais pelos quadros dirigentes, apesar do formato dado a constituição de 1934, e uma aproximação com matrizes de pensamento autoritárias, como o fascismo.

Resumo do Capítulo: O Processo político na Primeira República E O Liberalismo Oligárquico

Resumo do Capítulo: O Processo político na Primeira República E O Liberalismo Oligárquico - Do Livro O Brasil Republicano de Jorge Ferreira.

O liberalismo oligárquico se caracteriza no período de 1889 a 1930. Ambígua e contraditória, a expressão revela que a “RÉPUBLICA”, que tinha objetivo de servir ao interesse coletivo na verdade favorecia a uma minoria no processo de participação política.
O texto foi dividido em três partes: A constituição de 1891, o militarismo e a política dos governadores.
A primeira parte – A constituição de 1891: Estadualização e negação da cidadania são dedicadas a esclarecer as bases teóricas da constituição republicana de 1891, elegendo como questões básicas o federalismo e o individualismo. Inicialmente, a proclamação da republica foi a continuação de um processo de esgarçamento do governo imperial, tendo em primeiro lugar o manifesto republicano de 1870, e em 1888 a abolição da escravatura, fazendo ruir de vez a base do regime imperial. O modelo constituinte de 1891 é a constituição dos Estados Unidos da América. O federalismo implantado na república, oferece aos Estados uma enorme soma de poder, que se distribui aos municípios, surgindo os coronéis a nível municipal e as oligarquias a nível estadual e federal, ou seja, essa concentração de poder deixa de lado a preocupação com o bem público. O federalismo deixa aos estados recém criados uma larga margem de autonomia. Pela constituição eles detêm a propriedade de terras situadas em seus territórios e podem realizar entre si ajustes e convenções, também podem legislar sobre qualquer assunto, permitindo ao estado cobrar impostos interestaduais, decretar impostos de exportação, contrair empréstimos no exterior entre outros. Os presidentes das províncias são políticos de confiança dos ministérios do império, eles devem trabalhar para manter bem articulados os interesses do império. Cabia ao presidente da província indicar os ocupantes da mais alta patente da Guarda Nacional, que por sua vez funcionava como força paramilitar da elite. O posto supremo, o de coronel, é atribuído aos de mais alta fortuna, já os soldados tem uma condição social mais baixa, no entanto, esses tinham que comprovar uma renda mínima. Os presidentes de províncias nunca ocupam um cargo por muito tempo, seja por cumprirem suas missões ou para evitar enraizamento político. O federalismo rompe com o sistema de relação direta entre os detentores do poder local e o centro de poder nacional prevalecente no Brasil Império. Na república, governadores ou presidentes, conforme denominados na respectiva constituição de cada estado são eleitos e detém uma enorme soma de poder que vem do próprio texto constitucional. Eles dirigem e controlam a política do estado a partir de poderosas máquinas partidárias, nesse processo os coronéis nos municípios, serão peças chave. Aos coronéis é conferido o poder municipal, por estarem associados com o mais alto titular da Guarda Municipal, pois a constituição federal de 1891 lhes confere esse poder. O coronelismo demarca uma mudança qualitativa na tradicional dominação do poder privado. O coronelismo tem identidade específica, e é um fenômeno datado. Inaugurado na república, termina com a revolução de 30. O poder dos coronéis na maioria das vezes se impõe por meio de confrontos com poderosos rivais. Ocupada a liderança no seu município, o coronel, de quem todos dependem, tem sua base de poder local estruturada a partir de alianças com “pequenos coronéis”. Parte do sistema, a capangagem e o cangaço desempenham um enorme papel nas lutas políticas municipais. O coronel exerce uma ampla jurisdição sobre os seus dependentes, arbitrando rixas e desavenças, reunindo nas mãos funções de policial. Instituída a liderança, muitos coronéis passam a deter posições hegemônicas regionais, disputando cargos legislativos, estaduais e federais. Em sua ausência um membro de sua confiança assume a posição de lugar tenente, tornando-se o chefe local. Os coronéis que alcançam a hegemonia nos seus estados passam a integrar as oligarquias estaduais. Nessas oligarquias é comum a presença de médicos, advogados e engenheiros . Ainda sobre a constituição, essa se apega aos direitos individuais no que se refere a cidadania, como liberdade de culto e expressão, segurança individual, igualdade perante a lei e o direito de propriedade. Quanto aos direitos políticos, é abolida a exigência de propriedade e mantida a exclusão de analfabetos e mulheres, no entanto, mesmo cercados, os setores populares urbanos exercem pressão sobre o sistema oligárquico. Já nas décadas de 1910 e 1920, os movimentos operários ocupam a nova política. Nessa mobilização são marcos importantes a organização do Partido Comunista Brasileiro (1922) e a campanha pelo voto secreto. Entre os movimentos sociais da época, destaca-se no meio rural, o movimentos de Canudos, ocorrido nos anos de 1896 e 1897. MILITARISMO, FEDERALISMO E INSTABILIDADE POLÍTICA Nesta segunda parte, traça-se um quadro geral das marchas e contramarchas do processo político em nível nacional, marcado pela erupção contínua de movimentos armados. As duas rebeliões mais citadas pela história são: 1- Revolução Federalista, que começou no Rio Grande do Sul, se estendendo por Santa Catarina e Paraná. 2 – Revolta de Canudos, que resultou num massacre no Sertão da Bahia. No exército predomina um forte espírito corporativo. Considerando-se marginalizados na ordem imperial e pouca participação na política, os militares assumem a partir da Guerra do Paraguai, uma consciência crítica de sua importância como instituição no interior da sociedade. Nesses processos definem-se como superiores a Guarda Nacional e elaboram uma “fusão mística entre a corporação e a pátria” (Cardoso, 1975, p.28). Ao mesmo tempo nota-se a difusão do positivismo nas escolas militares. O projeto positivista da república pressupõe uma ditadura militar, apoiada na idéia da ordem como caminho para o progresso. O positivismo não se restringiu apenas aos militares. O PRP congrega os interesses dos cafeicultores. A burguesia agrária do café está interessada em libertar-se do Império Unitário e em assumir o controle de decisões políticas, econômicas e financeiras de interesses para o desenvolvimento da cafeicultura. Seu projeto político é o de uma república representativa, organizada sob a forma federativa pela reunião de estados. As dificuldades iniciais de organização da república evidenciam-se nas lutas entre facções oligárquicas que se desenvolvem nos estados, em torno do controle do poder no plano estadual. Os estados recém-criados podem proclamar seu próprio governo, se não o fizerem o governo federal o fará em caráter provisório. A formação dos governos estaduais, marcada pelas disputas entre as facções oligárquicas, é uma questão que se torna possivelmente, o primeiro grande indicativo das dificuldades de relações entre o poder federal e os centros de poder estadual na república.                                                                                                                                           Com pouca habilidade, ou muito autoritarismo, Deodoro da Fonseca realiza nomeações de governadores provisórios, incompatíveis com interesses das facções oligárquicas que disputam a hegemonia nos estados.                                                                                                                                                                                                                 A eleição de Deodoro da Fonseca para Presidente da República em 1891, com número menor de votos que Floriano Peixoto, eleito para vice, demonstra animosidade contra sua forma de governar. Dificuldades nas relações com o congresso levam Deodoro a decretar seu fechamento no mesmo ano. Os governadores de estados na sua maioria apóiam Deodoro.                                                                                           Floriano, ao mesmo tempo tem que normalizar o funcionamento do congresso, coloca em andamento um processo de deposição dos governadores de estados, que apóiam Deodoro. Floriano enfrenta, ao assumir o poder, reação de radicais deodoristas chamados jacobinos, que visavam o retorno de Deodoro. Floriano com suas posições torna-se símbolo do republicanismo mais radical. Seus partidários, também chamados jacobinos, são defensores de um projeto político antiliberal e  militarizante.                                                                                                                                                                                                     No início de 1892 eclode a Revolução Federalista, no Rio  Grande do sul, , guerra civil, entre republicanos e federalistas. Seu início é marcado pelo surgimento dos federalistas, ou maragatos, contra a retomada do poder por Júlio de Castilhos. Nela, os coronéis são apoiados pelas milícias privadas, se estendendo até 1895.                                                                                                                                                                                                   Conversações sobre a ditadura militar com Floriano Peixoto não impedem os paulistas de precipitarem o processo sucessório. O recém criado partido PRF, indica o paulista Prudente de Moraes, como sucessor, sendo ele o único candidato. É empossado em novembro de 1894 sem a presença de Floriano Peixoto. Dois meses após, Prudente se mostra favorável a um acordo de paz com a Revolução Federalista, tendo oposição da ala jacobina, que defendia a rendição dos rebeldes, porém vence a política pacificadora de Prudente. Três dias após a volta de Prudente, que se afastara por problemas de saúde, noticia-se a derrota dos Federais contra os Canudos. A situação se estabiliza com o apoio dos concentrados  “ala dissidente de PRF” que detém a maioria do congresso.                                                                                                                                    
                   POLÍTICA DOS GOVERNADORES E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA POLÍTICO                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A  terceira parte, aborda o arranjo político idealizado pelo Presidente Campos Sales, como forma de viabilizar o apoio ao desenvolvimento de suas ações de governo. O quadro nacional em que assume a presidência é de crise política econômica e financeira, enfrentando uma inflação galopante, uma dívida externa elevada e uma vertiginosa queda dos preços do café no exterior. A esse quadro acresce-se a agitação das classes populares urbanos por causa dos altos preços e da carestia.                                                                                                                                                                                                         Nos municípios, trava-se lutas contra facções rivais, visando obter o controle da política local. Ainda há também controle dos coronéis sobre os votos, permitindo a eleição de candidatos com prestígio local. Os coronéis providenciavam que os trabalhadores aprendessem a assinar o nome, assim a vista dos capangas e dos patrões, esse voto aberto era mais bem controlado, sendo chamado de “voto de cabresto”.  Em 1898, Campos Sales começa a dar forma ao arranjo político que
denominará “política dos estados”, e ficará conhecida como “política dos governadores”. Seu objetivo é o estabelecimento das relações de compromisso entre executivo federal e estadual, visando dar sustentação às políticas a serem implementadas em seu governo.                                                                                                                                    O compromisso de Campos Sales e o governadores, pressupõe que ele não interfira em assuntos de política estadual, e que os governadores providenciem resultados eleitorais que permitam a composição de um legislativo federal  compatibilizado com as políticas de governo do presidente.                                                                                                                                                                                                                        No coronelismo, não basta ganhar a liderança, é preciso também mantê-la.Os coronéis tinham carta branca para nomear e remover funcionários estaduais, além de contarem com o apoio de forças militares do governo.                                                                                                                                                                                                     Embora a política dos governadores consolide o domínio das oligarquias e o poder dos coronéis nos municípios, não significa que as lutas coronelísticas e nem as disputas entre facções oligárquicas tinham sido encerradas, muito menor que se tenha implantado uma situação de hegemonia em Minas Gerais e São Paulo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    A denominada “política do café com leite”, é contestada sobre ter trazido estabilidade a república.                                                                                                                                                                                                                          A política dos governadores consolida de imediato o domínio das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, liquidando quaisquer possibilidades de surgimento de partidos nacionais.                                                                                                                                                                                                                          Coronéis e oligarcas marcam o sistema político predominante na república até 1930.