domingo, 23 de maio de 2010

LIBERALISMO X NEOLIBERALISMO


LIBERALISMO X NEOLIBERALISMO
De acordo com o dicionário, Neoliberalismo é uma palavra pronunciada apenas pelas pessoas que discordam de um Ideal Liberal.
Entretanto, a história conta que o termo “NEO” é usado sem propriedade correta quando tenta distinguir Liberalismo X Neoliberalismo, como novo ideal.
           
LIBERALISMO CLÁSSICO

É um ideal político que defende a maximização da liberdade individual, mediante do exercício do direito e da lei. Ele defende tão somente uma sociedade que se caracteriza pela livre iniciativa integrada num contexto totalmente  definido. Esse contexto inclui livre concorrência econômica, liberdade de expressão, cumprimento das leis e logicamente um governo democrático.


LIBERALISMO ECONÔMICO

            O Liberalismo econômico leva ao estigma da total autonomia da economia, que não pode sofrer nenhuma autonomia do Estado.                                                                                                                                    Em 1929, essa autonomia foi quebrada com a crise ficando então provado que a crise poderia ser: autonomia em virtude de mega fusões e monopólios, formando holdings, cartéis e etc.                                                                                                                                                                                              O Neoliberalismo Econômico foi implantado a partir daí, auxiliando o fim da crise, sendo chamado de NEAL DEAL.


LIBERALISMO SOCIAL

           O Liberalismo Social, ou novo liberalismo, desenvolvido no início do século XX, que vê a liberdade individual como o principal objetivo.
Em decorrência disso, os liberais sociais são os mais fiéis defensores do direito civil e humano.
O vocábulo social é usado nesta versão de liberalismo com duplo sentido:
1.      Como forma de frisar os ideais progressistas a defesa da liberdade individual e em oposição aos ideais defendidos pelos partidos conservadores.
2.      Como maneira de diferenciar grupos que defendem o libertarianismo, neoliberalismo liberalismo clássico. Concluindo, liberalismo social é uma filosofia.   


NEOLIBERALISMO


                     Foi utilizado em épocas distintas com dois significados semelhantes: na primeira metade do século XIX significou a doutrina proposta por economistas de alguns países, como Estados Unidos, Alemanha, e França voltada para adaptação dos princípios do liberalismo clássico as exigências de um Estado regulador e assistencialista.                                                                                                                                                                                   Mas, a partir da década de 70, teve um novo significado passando a defender a absoluta liberdade de mercado.                                                                                                                                                                          Com o livro “Teoria Geral do Emprego” Juros e Moedas, escrito por John M. Keynes, economistas renomados se “renderam” ao descrito por Keynes, passando a ser chamado tal momento de Revolução Keynesiana.                                                                                                                                                      Nesse livro, Keynes defende que o ciclo econômico não é auto regulador, e sua teoria se baseia no princípio de que os consumidores alocam as proporções de seus gastos e bens e poupança, em função de sua renda, maior a porcentagem da renda poupada.                                                                                                                                                                         Segundo Keynes, a mais importante agenda do Estado é fazer coisas que as pessoas já fazem normalmente, ou um pouco pior, ou um pouco melhor.                                     Keynes, nunca defendeu a estatização da economia, o que ele defendia na década de 30 é que hoje STIGLITZ e os novos desenvolvimentistas defendem é uma participação ativa do Estado na economia do país.



BIBLIOGRAFIA

·       Wikkipedia
·       A Era dos Impérios – Eric Robsbown

26 comentários:

  1. Ajudou bastante nos meus estudos e esclareceu minhas dúvidas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. descrição meio vaga, com alguns erros de português e inconssistências teóricas :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já que você sabe muito, manda uma pra gente ae, eu adorei e tirei 10 no trabalho da facul!

      Excluir
    2. "Inconssistências" também é um "erro de português", ou melhor dizendo: um erro ortográfico!

      Excluir
  3. é... bomzinho, mas n sei ainda a diferença do neoliberalismo pro liberalismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todo lugar que você pesquisar vai achar que são a mesma coisa, mas o liberalismo clássico defendido por Adam Smith e outros é a total separação do Estado da economia, ou seja, ele não interfere em nada, nem em regulamentar, já o neoliberalismo é a separação do Estado da economia, passando apenas a proteger os consumidores e produtores em seus direitos adquiridos e se preocupando com outros assuntos como segurança e educação.

      Excluir
  4. "BONZINHO"

    LIBERALISMO x NEOLIBERALISMO - não tem grandes diferenças além das épocas, e propositores. É a mesma velha história: o capitalismo tem sua própria "mão" e deve atuar sem intervenções do Estado...

    ResponderExcluir
  5. Neoliberalismo é uma forma mais sofisticada que o liberalismo de lixar os trabalhadores e beneficiar o capital, o resto é nomenclatura e teoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata apenas de prejudicar os trabalhadores mas, também, beneficiar o capitalismo através da manutenção da escravatura e da criação de novos tipos de escravatura, porque há escravos que nem chegam a ser considerados trabalhadores apesar de produzirem riqueza aos neoliberais.

      Excluir
    2. bla bla bla, a vida nos EUA é muito melhor e você tem muito mais oportunidades de melhorar sua vida por esforço próprio do que no "brasil país de todos" do partido dos trabalhadores ...

      Excluir
    3. Vai se fuder vai falar mal desse pais pra SATANAS

      Excluir
    4. Neoliberalismo é a forma de jogar nas costas do Liberalismo a culpa dos erros intervencionistas na Economia provindos dos Governos Socialistas, como é o caso do Brasil atualmenete. O puro Liberalismo é de fato o que o Brasil precisa, abandonar de vez o Estado inchado e assistencialista que incetiva o ócio através da servidoria pública inútil, bolsas esmolas e cotas e pune o empreendedor que é o único gerador de riquezas, estas consumidas inteiramente pelo Governo que não gera absolutamente nada, de forma que os contribuintes paguem as contas da irresponsabilidade fiscal e desconhecimento econômico do Governo.

      Excluir
  6. muito bom! claro e objetivo

    ResponderExcluir
  7. Um pouco vago, porém bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso em questão do Liberalismo e Neoliberalismo econômico :D

      Excluir
    2. Isso em questão do Liberalismo e Neoliberalismo econômico :D

      Excluir
  8. OLA, VC PODE ME AJUDAR NESSA QUESTAO?VOU FAZER PROVA NA FACUL.
    "COMENTE A FRASE""(...)TAL PROLETARIZAÇAO TEM GERADO POR PARTE DOS PROFESSORES,UMA MAIOR CONSCIENCIA DO FATO DE QUE, PARA MUDAR ESTA SITUAÇAO É IMPRESCINDIVEL A BUSCA PELO PROFISSIONALISMO(...).nicemilane@hotmail.com.GRATA AGUARDO!

    ResponderExcluir
  9. Queria saber a influência do liberalismo econômico sobre o Neo-liberalismo?? ME AJUDEM POR FAVOR!! preciso entregar este trabalho dia 13-05 obrigada desde já

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Não esclareceu muito não

    ResponderExcluir
  12. Anônimo confusa quero entender o liberalismo eo neoliberalismo na educação gostaria saber claramente a função deles na area educacional porque vou fazer um ceminario e não seide nada sobre o assunto estudo e não entendo nada.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir