domingo, 23 de maio de 2010

Resenha do Artigo: A Guerra do Paraguai em perspectiva histórica

A Guerra do Paraguai em perspectiva histórica - Enrique Amato

Para falarmos de Guerra do Paraguai temos que citar o contexto mundial em que ela esteve inserida.
Segundo o autor Imlah, a Pax Britannica é a denominação dos acontecimentos entre 1815 e 1914, com a derrota de Napoleão e início da Primeira Guerra Mundial respectivamente. Sendo assim, a Grã Bretanha como maior potência na atualidade tratou de impor suas regras em prol da paz mundial, garantindo por um bom tempo guerras generalizadas, o que ajudou no crescimento econômico. Junto a máquina a vapor, cresceram também as aspirações políticas de diversos setores, sendo o mais forte o proletariado.
A Pax Britannica extinguiu-se com a Primeira Guerra Mundial, foi perdendo as forças e sendo derrotada aos poucos, como as três batalhas executadas contra a Prússia, que deu origem a famosa Alemanha de Hitler.
Com o passar do tempo, a Pax Britannica foi sendo questionada a cerca de, realmente promover a paz ou organizar para conquistar territórios, aderindo ao Free Trade, e se tornando novamente o grande centro econômico mundial.
Não demorou muito para que a Pax Britannica viesse a cair, durante a Grande Depressão, a Grã Bretanha deixou de ser a grande fábrica do mundo, de acordo com Hobsbawn (1969:104). Diferentemente da política adotada por outros países, que migraram para o sistema de tarifas para proteger sua economia, a Grã Bretanha continua com o Free Trade.
A crise global foi solucionada através de várias formas do cruel Imperialismo, como a humilhante partilha da África, e o investimento interno na América Latina. Ao final da crise, a Grã Bretanha continuava sendo a grande potência, porém dividindo o patamar com a Alemanha, França e EUA, sendo o último favorecido com o início da Primeira Guerra Mundial.
Seja do ponto de vista da periferia ou dos países centrais, a Pax Britannica significou um período de paz, sendo atingida apenas por quatro guerras, dentre elas, três foram de curta duração, exceto a dos EUA, que lavou seu território com sangue.
De qualquer ângulo, a Pax Britannica privilegiou os países centrais, como no caso do México, que foi invadido pelos EUA, perdendo mais de 2 milhões de Km², inicialmente pela Guerra do Texas, (1835-36), que deu alicerce para a segunda, a Guerra pela Califórnia (1845-48). Um outro exemplo ocorreu aqui na América Latina, em meados do século XIX, seguida pela Guerra do Pacífico, em que o Chile enfrentou o Peru e a Bolívia anexando 180 mil Km² e 100 mil Km² respectivamente.
Na América Latina a Pax Britannica teve caráter formal e informal; as formai estão ligadas diretamente ao benefício da Grã Bretanha, como no caso das guerras entre o Chile contra o Peru e a Bolívia, e a dos EUA contra o México.
As informais, como Guerra do Paraguai e Guerra do Pacífico não apresentavam benefício direto as grandes potências.
Essas agressões podem ser notadas por dois aspectos relacionados entre si; um é o empobrecimento dos contendores, que se estendia também aos vitoriosos, após um breve período de enriquecimento. O segundo efeito é que enriquece e aumenta ainda mais a hegemonia dos países centrais, o que faz com que os contendores dependam ainda mais desses países.
A análise da Guerra do Paraguai no texto é para mostrar o envolvimento e o lucro da Grã Bretanha, podendo esse ser analisado na economia, uma vez que o Paraguai m seu modelo econômico procurava desenvolver-se por métodos próprios, ou seja, sem pedir empréstimos, ao passo que os países envolvidos (Brasil, Argentina e Uruguai) já estavam endividados antes da guerra.
A política britânica não é clara nessa guerra, passando oficialmente como neutra, porém participou ativamente do acordo da Tríplice Aliança, pois um país mediterrâneo considerava o livre acesso ao mar pelo Uruguai.
O resultado foi a destruição paraguaia, que ficou aberta ao Free Trade, beneficiando a Grã Bretanha de todas as formas, pois conseguiram entrar no país perdedor e conseguiram aumentar o controle sobre os vitoriosos.
A agressão informal também caracterizou a Pax Britannica na periferia latino americana, podendo-se deduzir uma certa manipulação que se arrastou desde a a vinda da Família Real até sua queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário