3.1. VIDA E OBRA
Isidore
Augusto Marie François Xavier Comte, filósofo e matemático francês, nasceu em
Montpelier a 19 de janeiro de 1798. Foi fundador do positivismo foi ele também
que batizou com o nome de sociologia uma nova ciência que antes ele chamava de
“física social”. Augusto Comte foi importante para a sociologia, pois, através
de sua perspectiva positivista que deu os primeiros passos para a
cientificidade da sociologia, mas ainda confundida com uma filosofia social e
religiosidade de tipo ideologicamente conservadora. Suas principais obras são:
Curso de Filosofia Positiva e Sistema de Política Positiva.
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6ª – ATIVIDADE. Responda em seu
caderno:
a)
– Explique a importância de Augusto Comte
para a sociologia?
b)
– Cite as principais obras de Augusto
Comte.
c)
– Que nome Comte usou pela primeira vez
antes de sociologia?
d)
– Com o que é confundida a cientificidade
de Comte?
e)
– Comte é um pensador de tendência
ideológica?
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3.2. OS TRÊS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO
POSITIVISMO COMTEANO
I – Prioridade do todo sobre as partes:
significa que, para compreender e explicar um fenômeno social particular
devemos analisá-lo no contexto global a que pertence. Considerava que tanto a
sociologia estática (estudo da ordem das sociedades em determinado momento
histórico) quanto à sociologia dinâmica (estudo da evolução das sociedades no
tempo) deveriam analisar a sociedade, de uma determinada época,
correlacionando-a a sua história e a história da humanidade (a sociologia de
Comte é, na realidade, sociologia comparada, tendo como quadro de referência a
história universal);
II – O progresso do conhecimento é
característica da sociedade humana: a
sucessão de
gerações, com seus
conhecimentos permiti uma cumulação de experiências e de saber que
constitui
um patrimônio espiritual objetivo e liga as gerações entre si, existe uma
coerência entre o estágio dos conhecimentos e a organização social;
III
– O homem é o mesmo por toda à parte e em todos os termos:
em virtude de possuir idêntica constituição biológica e sistema cerebral.
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7ª
– ATIVIDADE. Responda em seu caderno:
a)
– Cite os três princípios básicos do
positivismo comteano.
b)
– Explique o primeiro principio básico do
positivismo comteano.
c)
– Diferencie sociologia estática de
sociologia dinâmica segundo os princípios comteano.
d)
– Como é a sociologia de Comte?
e)
– Como Comte explique o progresso da
sociedade humana?
f)
– Explique por que Comte diz que o “homem
é o mesmo por toda a parte e em todos os tempos”?
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3.3. A LEI DOS TRÊS ESTADOS
1°.
Estado teológico ou fictício – na fase inicial da
evolução histórica, o mundo, a vida, os fenômenos em geral são explicados
através dos recursos das forças sobrenaturais, mágicas dos deuses,
primeiramente é a forma de feiticismo no monoteísmo.
A esta forma de
conhecimento, corresponde uma forma de organização sócio-política: o
Governo
Monárquico em que o poder real absoluto é legitimado pelo direito divino. Aqui
se explicam os diversos fenômenos através de causas primeiras, em geral
personificadas nos deuses. O estado teológico subdividiu-se em:
a).
Fetichismo,
em que o homem confere vida, ação e poder sobrenaturais a seres inanimados e a
animais.
b).
Politeísmo,
quando atribui às diversas potências sobrenaturais ou deuses certos traços da
natureza humana (motivações, vícios e virtudes).
c).
Monoteísmo,
quando se desenvolve a crença num Deus único.
2º.
Estado metafísico ou abstrato – nesta fase assim como
na anterior a sociedade ainda busca explicações de caráter absoluto. A
diferença é que a divindade é substituída por conceitos como a “essência” e
substância (a coisa em si), “causas primárias” (origem absoluta), “causas
finais” (destinado absoluto), que embora produzidos pela razão, não pode ser
comparadas objetivamente. A organização sócio-política próprio a esta fase é a
República liberal, fundamentada em suposições metafísicas, ou seja, nos direitos
humanos.
As
causas primárias são substituídas por causas mais gerais – as entidades
metafísicas – , buscando nestas entidades (idéias) explicações sobre a natureza
das coisas e a causa dos acontecimentos.
3°.
Estado positivo ou científico – é o último estágio da
evolução humana, em que a sociedade atinge o conhecimento científico, isto é,
verificável, objetivo e que se expressa em termos de leis naturais. A filosofia
de Comte é justamente uma análise do estado positivo. O homem tenta compreender
as relações entre as coisas e os acontecimentos através da observação
científica e do raciocínio, formulando leis; portanto, não mais procura
conhecer a última das coisas e as causas absolutas.
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8ª
– ATIVIDADE. Responda em seu caderno:
a)
- Cite os três estados do progresso da
evolução da humanidade segundo a teoria de Comte.
b)
– O que é o estado teológico ou fictício?
c)
– Explique a que corresponde o estado teológico
ou fictício segundo uma organização sócio-política?
d)
– Qual o segundo estado da evolução da
humanidade segundo a teoria de Comte?
e)
– Diferencie o estado teológico do estado
metafísico.
f)
– Segundo Comte, qual o terceiro estado da
evolução da humanidade? E o que ele significa?
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3.4. O CONHECIMENTO POSITIVO
Segundo
Comte, o único conhecimento válido é que se baseia em fatos. Por isso, a
imaginação deve estar completamente subordinada a observação da realidade
sensível e manipulável pela técnica. Constantemente, abandona-se qualquer
tentativa de conhecimento absoluto ou pelas causas, o objetivo é chegar às
leis, ou seja, as relações constantes que os fatos possuem entre si.
Para Comte, somente a filosofia positivista,
livre das teologias e da metafísica, poderia superar as contradições da
humanidade, levando a alcançar o seu destino de progresso.
3.5. A CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
Comte classificou as
ciências segundo dois critérios interdependentes:
a)
O critério de generalidade decrescente e
complexidade crescente;
b)
O critério histórico, a ordem histórica
das ciências: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia.
3.6. A POLÍTICA POSITIVISTA
O
fundamento da política positiva é: “o amor por princípio, a ordem por base e o
progresso por fim”. Só pode haver progresso social na medida em que o governo
mantém a ordem, reprimindo as manifestações críticas, sufocando revoltas, garantindo
desta forma a paz, a ordem e o progresso.
Para
Comte, o governo deve ser ditatorial, para poder instaurar a nova moral
positiva, subordinando os interesses individuais ao coletivo, garantir a ordem
social a qualquer custo.
3.7. A RELIGIÃO DA HUMANIDADE
Comte
propôs uma religião positivista, cujo objeto de culto é a própria humanidade,
através da veneração dos motivos, principalmente os filósofos e cientistas.
Essa religião seria a base da política positiva, na medida em que seus
sacerdotes, os sábios deveriam inculcar na sociedade os princípios morais.
9ª – ATIVIDADE. Responda em seu
caderno:
a)
– Segundo Augusto Comte, o que é o
conhecimento positivo?
b)
– Como Comte classifica as ciências?
c)
– Em que se fundamenta a política
positivista?
d)
– Para Comte, como deve ser o governo?
e)
– Explique a religião da humanidade como
uma religião positivista proposta por Comte.
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